7 passos para libertar a sua imaginação

Um dos maiores ativos que você tem como ser humano é o incrível poder de sua própria imaginação. Você entende a importância de sua imaginação, mas não se sente inspirado por ela ou não sabe como acessar seu poder? Você já duvidou do poder e da eficácia de sua imaginação?

Aqui estão algumas ideias que podem ajudar:

1. Entenda o poder e a importância de sua imaginação

Uma das primeiras mudanças que você pode ter que fazer é acessar sua imaginação com mais frequência para resolver problemas e encontrar soluções inovadoras.

Pergunte-se: com que frequência e até que ponto você usa e acessa sua imaginação?

Muitos de nós crescemos com condicionamentos que não nos ajudaram muito a explorar o poder de nossa imaginação. Você pode ter ouvido coisas como:

  • “Construir castelos no ar não é uma coisa boa e uma perda de tempo”
  • “Imaginação, devaneio e pensamento mágico são apenas para crianças”
  • “Estar perdido em sua imaginação é egoísta e egocêntrico”
  • “Eu não sou do tipo criativo. Eu não tenho imaginação.

O Poder de sua própria Imaginação

Toda ideia e todas as soluções inovadoras se originaram pela primeira vez na mente de alguém como uma questão ou como parte de sua imaginação.

Muitas pessoas criativas e talentosas entenderam e acessaram o poder de sua imaginação. Acredita-se que Thomas Edison costumava entrar em um devaneio e um devaneio para passear livremente em sua imaginação enquanto se balançava em sua cadeira favorita.

De acordo com o pesquisador e estudioso da criatividade, Sir Ken Robinson:

“Temos esse extraordinário poder humano, o poder da imaginação. Nós tomamos totalmente por garantido. Essa capacidade de trazer à mente coisas que não estão presentes e sobre essa base é a hipótese sobre coisas que nunca foram, mas poderiam ser. Cada característica da cultura humana, na minha opinião, é a consequência dessa capacidade única ”.

O Poder de sua própria Imaginação

Dicas de ação:

  • Agende um tempo para soltar sua imaginação em seus problemas e encontrar novas soluções.
  • Quanto mais você usa sua imaginação, mais vívida e detalhada ela fica.

“A imaginação é como um músculo. Eu descobri que quanto mais eu escrevia, maior ficava. Assim quero que você descubra como usar o poder de sua própria imaginação para transformar sua vida! ”- Philip José Farmer

“Sou artista suficiente para desenhar livremente sobre minha imaginação. Imaginação é mais importante que conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo. ”- Albert Einstein

2. A imaginação e a visualização vívida podem aumentar seu desempenho?

“A imaginação define a imagem da meta na qual o nosso mecanismo automático funciona. Nós agimos, ou deixamos de agir, não por causa da vontade, como é comumente acreditado, mas por causa da imaginação. ”- Maxwell Maltz

Bob Bowman, o treinador do nadador olímpico Michael Phelps, diz que Phelps é o melhor que ele já viu em termos de atletas visualizando seus resultados de corrida. Phelps tem a incrível habilidade de visualizar ou imaginar a corrida perfeita como se estivesse sentado na arquibancada e como se estivesse na água.

Phelps também passa por vários cenários onde as coisas podem ser menos do que ótimas, como se seu terno fosse rasgado ou se seus óculos quebrassem e tivesse todos os resultados programados em seu sistema nervoso. Tudo o que ele tem que fazer é escolher um e seguir com isso se isso acontecer.

Essa capacidade de Michael Phelps de visualizar favoravelmente e lidar com a adversidade pode ter custado à rival sérvia Milorad Cavic sua participação no campeonato mundial de Milão em 2009. Phelps superou suas 8 medalhas de ouro nas Olimpíadas de 2008 e não treinou tão duro desde então.

Phelps estava usando um modelo de velocidade que Cavic cometeu o erro de tirar sarro. Cavic estava muito confiante em vencer porque na noite anterior ele quebrou o recorde mundial de Phelps. Além disso, Phelps havia colidido de cabeça com um nadador no aquecimento apenas uma hora antes de deixá-lo com óculos rachados e visão embaçada em um olho.

Cavic assumiu a liderança nos primeiros 50 metros, mas surpreendentemente Phelps passou por ele e recuperou seu recorde mundial. Acredito que este é um exemplo da incrível vantagem de desempenho que a visualização e a imaginação conferem aos atletas.

Dicas de ação:

  • Use o poder da sua imaginação para visualizar vividamente o que você gostaria de ter sucesso.
  • Permita que sua imaginação se torne um complemento à sua ação habitual e trabalho duro.

Assim como Michael Phelps, quando você visualiza, não deve haver nenhuma dúvida no resultado para o sucesso e a excelência.

Tudo o que você pode imaginar é real.” – Pablo Picasso

“Imaginação é tudo. É a prévia das próximas atrações da vida. ”- Albert Einstein

o Poder de sua própria Imaginação

como transformar algo imaginado em algo real

3. Como a imaginação realmente funciona: a conexão subconsciente

“Nossas mentes subconscientes não têm senso de humor, não brincam e não podem dizer a diferença entre a realidade e um pensamento ou imagem imaginados. O que pensamos continuamente eventualmente se manifestará em nossas vidas. “- Robert Collier

A imaginação se origina no cérebro pensante, também chamado de novo cérebro ou neocórtex. Mas à medida que seus pensamentos e resultados imaginários são infundidos com o poder de suas emoções e imagens vívidas, eles têm a chance de se infiltrar em seu cérebro límbico ou no subconsciente.

O cérebro límbico pode processar muito mais informações quando comparado ao cérebro consciente e também é responsável por todos os nossos hábitos e emoções. À medida que sua imaginação se torna visceral, seu subconsciente naturalmente inteligente leva a mudanças físicas e mentais que o alinham na direção da realização desse desejo.

Isso não significa que as coisas simplesmente acontecerão automaticamente, mas o que significa é que você está pegando o cavaleiro e o elefante a bordo e experimentará menos resistência e desculpas para tomar uma ação inspirada.

O cavaleiro e a metáfora do elefante Jonathan Haidt, o autor do livro The Happiness Hypothesis, nos dá uma boa compreensão de como o sistema funciona. O cavaleiro é o cérebro consciente, pensante e imaginador, e o elefante é o cérebro límbico autônomo e inconsciente subconsciente.

O cavaleiro não pode treinar ou controlar o elefante apenas pela força. No entanto, silenciar a mente através da meditação e entrar em um profundo estado de relaxamento torna o subconsciente mais receptivo à autossugestão ou proclamar que algo é verdadeiro para você e que lhe parece natural.

Este estado de silêncio é um terreno fértil para a sua imaginação para substituir as crenças e “memes” existentes por algo de sua própria escolha. À medida que a nova crença se firmar e se tornar um sentimento visceral em seu subconsciente, você será inspirado a agir e se comportar de novas maneiras para cumprir esse objetivo.

Dica de ação:

  • Use sua imaginação para criar a vida de sua escolha e, em seguida, fique muito excitado e use o poder das emoções para incorporá-lo profundamente em seu cérebro inconsciente.

“No momento em que você dúvida se pode voar, você para sempre consegue fazê-lo.” – JM Barrie, Peter Pan – Aprenda como usar o poder de sua própria imaginação

4. O Poder da Imaginação em Transcender os Seus Problemas: Temer Menos, Imagine mais

“Se sua vida fosse um livro e você fosse o autor, como você gostaria que sua história fosse? Essa é a pergunta que mudou minha vida para sempre. ”- Amy Purdy, vivendo além dos limites , TEDx talk

Amy Purdy teve uma ótima vida e estava começando sua carreira como massagista quando um dia, sem qualquer aviso, ficou doente com meningite bacteriana. Nos meses seguintes, ela perdeu o baço, os rins e as duas pernas abaixo dos joelhos.

A provação deixou Amy fisicamente e emocionalmente quebrada, sem esperança e possibilidade de perseguir sua paixão pelo snowboard, seu interesse em viajar e todas as aventuras que ela queria viver. Nos próximos meses, Amy escapou da realidade e se arrastou para a cama com as pernas protéticas ao lado dela.

Para sua sorte, ficou claro para ela que precisava deixar a velha Amy ir e abraçar a mudança e a nova Amy. Então sua imaginação revelou a ela que não precisava mais ficar confinada a uma altura e poderia ser tão alta ou baixa quanto quisesse, dependendo de quem estivesse namorando. Então ela imaginou que seus pés nunca ficariam frios novamente e ela poderia se encaixar em todos os sapatos da loja.

Seus pensamentos e sua imaginação estavam revelando um vislumbre de esperança para ela.

“Foi nesse momento que me perguntei essa questão que define a vida: se a minha vida fosse um livro e eu fosse o autor, como eu gostaria que a história fosse? E comecei a sonhar acordado. Eu sonhava como quando era pequena e me imaginei andando graciosamente, ajudando outras pessoas em minha jornada e snowboard novamente. E eu não apenas me vi esculpindo uma montanha de pó, eu realmente podia sentir isso. Eu podia sentir o vento contra o meu rosto e a batida do meu coração acelerado como se estivesse acontecendo naquele exato momento. E foi aí que um novo capítulo da minha vida começou. ”Amy Purdy, Living Beyond Limits , TEDx talk

Surpreendentemente, quatro meses depois, ela estava de volta em uma prancha de snowboard! Ela mesma decidira fazer um par de pernas para poder fazer snowboard e, junto com seu sapateiro, unir pernas artificiais que funcionariam para ela.

Os sapatos, juntamente com um rim doado de seu pai, permitiram que Amy não apenas praticasse snowboard, mas também recebesse duas medalhas de ouro na copa do mundo, fazendo dela a snowboarder feminina mais adaptável do mundo.

“Se eu quisesse mudar minha situação, eu teria que dizer Não porque minhas pernas não me incapacitaram, se qualquer coisa que elas me permitiram, elas me forçaram a confiar em minha imaginação e acreditar nas possibilidades, e isso é Por que eu acredito que nossas imaginações podem ser usadas como ferramentas para romper fronteiras, porque em nossas mentes podemos fazer qualquer coisa e podemos ser qualquer coisa. É acreditar naqueles sonhos e enfrentar nossos medos de frente, que nos permite viver nossas vidas além de nossos limites. ”- Amy Purdy, vivendo além dos limites , TEDx talk

Dicas de ação:

  • Use o incrível poder da imaginação para ultrapassar fronteiras e desafios que parecem intransponíveis.
  • Acenda sua imaginação, acredite em seus sonhos e enfrente seus medos de frente para viver uma vida além dos limites.

Porque o medo mata tudo”, Mo havia dito uma vez. “Sua mente, seu coração, sua imaginação.” – Cornelia Funke, Inkheart

5. Não Limite a Imaginação a Apenas Imagens e Envolva Todos os Sentidos

“Há o estranho poder que temos de mudar os fatos pela força da imaginação. Saiba como usar o poder de sua própria imaginação” – Virginia Woolf

Não desligue seus sentidos quando você imaginar …

Inclua todos os sentidos em sua imaginação e torne-a rica. Alguns de nós são aprendizes visuais, enquanto outros são cinestésicos e outros aprendem melhor ao ler e escrever.

Deixe sua imaginação viva, incluindo o que vem naturalmente para você. Por exemplo, você pode não conseguir imaginar sequências de imagens muito bem, mas pode se destacar imaginando outras modalidades, como olfato, tato e som. Você pode ser excelente em infundir sua visualização com carga emocional e grandes sentimentos.

Não se sinta compelido a permanecer dentro de qualquer modalidade única, mas torne suas visualizações e imaginação vívidas e ricas, incluindo diversas modalidades. Seus sentidos são ferramentas maravilhosas para você se envolver enquanto libera o poder da mente imaginativa. Torná-lo colorido e emocionante. Faça da sua imaginação seu aliado pessoal e seu melhor amigo.

“Uma dose diária de devaneios cura o coração, acalma a alma e fortalece a imaginação.” – Richelle E. Goodrich, Smile Anyway

Dica de ação:

  • Visualize e imagine em cores vivas, com uma empolgante faísca emocional e envolvendo todos os sentidos que você pode invocar.

6. Envolva sua imaginação acessando sua criança interior

“Imaginação é a mais alta pipa que pode voar.” – Lauren Bacall, By myself e Then Some

No fundo de você está o reino da criancinha onde a imaginação corre e tudo é possível. É uma área onde a curiosidade infinita é incentivada e os erros são ridicularizados.

É o reino da sua criança interior. E a maioria de nós era altamente imaginativa, entusiasmada e tinha um elemento de pensamento mágico quando éramos crianças.

No entanto, você pode ter enterrado a si mesmo profundamente dentro de você, temendo a ridicularização do mundo, temendo que não seja seguro liberar esse lado imaginativo de você.

É aquela criança muito interior que eu quero que você acesse. Eu quero que você perca o medo de imaginar soluções para coisas impossíveis.

Na sua imaginação, tudo é possível. Se você se envolver e agir sobre essa grande ideia que se originou profundamente em sua imaginação, quem sabe para onde isso pode levá-lo.

Dicas de ação:

  • Permita a expressão da criança imaginativa e criativa interior.
  • Faça uma zona segura onde a criança interior possa se expressar sem críticas e julgamentos.

7. A Magia do Imagineering

“Tão rápida é a fuga de sonhos nas asas da imaginação.” – Alexander Dumas

Imagineering foi imaginado pela empresa de alumínio Alcoa em 1940. De acordo com o anúncio original da revista TIME:

“Imagineering é deixar sua imaginação voar e, em seguida, projetá-lo para a terra.”

O anúncio da Alcoa também consistia em um banner que dizia “O lugar que eles imaginam”.

A ideia de imaginar foi mais popularizada e trazida para o mainstream pela Walt Disney Company. A Disney criou uma parte de design e desenvolvimento de sua empresa dedicada a montar seus parques temáticos em todo o mundo e chamou seus funcionários de “imaginadores”.

“Nós fazemos a mágica.” Esse é o nosso lema na Walt Disney Imagineering, e é uma crença que permeia tudo o que fazemos. De castelos, montanhas e mansões a espetáculos de fogos de artifício, os Imagineers são a força criativa por trás das atrações e experiências icônicas da Disney que nossos hóspedes conheceram e amam. ”- Declaração da Walt Disney Imagineering em seu site

Como você pode se tornar um imaginador em sua própria vida? Eu descrevi 8 etapas possíveis:

  1. Identifique um problema insuperável.
  2. Em vez de estresse e luta, solte sua imaginação e deixe-a surgir com as possibilidades que você nunca sonhou.
  3. Misture, conecte, combine e deixe que as coisas caiam juntas em sua imaginação.
  4. Veja e imagine coisas a partir de perspectivas que você nunca imaginou poder assumir. Deixe sua imaginação voar.
  5. Deixe as ideias colidirem e dê tempo para incubar em sua imaginação.
  6. Quando você tiver uma ideia, capture a ideia e comece a trabalhar nela.
  7. Use o produto da sua imaginação para construir algo novo – um protótipo.
  8. Agora imagine maneiras que seu protótipo pode beneficiar as pessoas e como você pode torná-lo acessível a elas.

“Imaginação não significa nada sem fazer.” – Charles Chaplin

O Poder de Sua Própria Imaginação

poder de sua própria imaginação

 

Imaginar Cria a Realidade Nos Diz Neville Goddard

Esta história é sobre uma mulher a quem vou chamar aqui de Maria, que não é seu nome real, embora sua história, essa sim, seja real. Ela tinha consciência de que a imaginação cria realidade e passou esse conhecimento aos seus três filhos de 12, 10 e 6 anos de idade. Ela mesmo já tinha usado esse conhecimento durante anos para conseguir as coisas que desejava. Mesmo vivendo ao lado de alguém que conhecia esse princípio, mas, não acreditava nele (seu marido).

Numa tarde de domingo ela e o marido e seus três filhos saíram para um passeio e no caminho encontraram um conjunto de lotes à venda, alguns já com casas prontas para morar. Como era uma zona rural bem convidativa para se morar, pararam para avaliar algumas casas e ficaram encantados com o que viram. Voltando para casa conversaram sobre como seria bom morar naquele lugar, eles já tinham uma casa para morar e se a vendessem por 100.000, com valor recebido não daria para comprar outra casa naquela zona rural, onde se encantaram com a possibilidade de um novo lar.

O marido dela até gostou da ideia de mudar para um lugar maior e mais tranquilo mas, deixou claro que naquele momento era impossível, pois não tinham dinheiro nem para dar entrada no negócio e se vendessem a casa que moravam, teriam que pagar comissão para a imobiliária, o valor restante não cobriria a entrada, para adquirir a nova casa, então Maria disse ao marido que a única maneira de conseguir o dinheiro necessário era vender a casa sem o auxílio de uma imobiliária, pois assim não teriam que pagar comissão nenhuma, o valor recebido seria suficiente para o negócio.

Ele se mostrou pessimista de início, mas, aceitou a ideia de publicar um anúncio no jornal, mesmo achando que isso não daria em nada, ele tinha certeza de que vender algo assim de grande valor através de um anúncio no jornal era bem pouco provável e foi em frente e publicou anúncio onde colocava sua casa à venda.
Dias depois quando o marido tinha ido para a cama mais cedo, Maria pegou seus filhos e voltou até o condomínio para onde esperava se mudar. Ela imagina-se caminhando pela casa nova e sabia que ao se deter na sensação de realmente viver ali, atrairia os meios que tornaria a imaginação uma realidade.

Ao chegar lá já estava escuro e encontraram uma das casas abertas, os quatro aproveitaram e entraram nela, dois filhos dela decidiram onde cada um dormiriam, caso aquela casa fosse realmente deles e ela os incentivou a dar vazão a essa imaginação, aconselhando que quando voltassem para casa se imaginassem dormindo ali, onde estavam e não na casa onde o pai dele estava. E os 4 filhos fizeram exatamente isso.

Nos dias que se seguiram, eles imaginavam deitando para dormir na nova casa e passeando pelos bosques. Na mesma semana um homem respondeu ao anúncio que ela tinha publicado no jornal, ele não parecia muito entusiasmado em comprar, mas mesmo assim foi ao encontro de Maria levando sua esposa que ficou interessado na casa e pelo preço que parecia abaixo do mercado.

Quando Maria se mostrou preocupada em como receberia o pagamento, ele disse que era um agente imobiliário e que faria toda a transação através da sua agência e Maria recebeu de fato a quantia exata que era necessária para dar entrada no pagamento para sua nova casa.

Eles se mudaram já no mês seguinte e Maria pode comprovar que a imaginação de fato cria a realidade pois ela de fato começou a dormir na casa que antes dormia somente em seu pensamento, na sua imaginação e assim ela ensinou uma importante lição aos seus filhos, de que com o uso da imaginação e o sentimento poderia chegar a onde quisessem.

Finalizando…

Agora para você! Como você usa e libera o poder de sua imaginação para criar um bem maior em sua vida e na vida dos outros? Por favor, deixe-me saber nos comentários abaixo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.